sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Portfólio - Discussão sobre o livro

Discussão sobre o livro Robinson Crusoé

Grupo: Aline, Mallu e Gabriel P.

Local: Casa da Aline

Data: 05/11


A amizade de Crusoé e de Sexta-feira:

Começou com a escravidão de Sexta-feira. No começo, Robinson, rebaixava o nativo, para manter seu poder sobre ele (apesar de isso ser desnecessário, porque Sexta-feira era fiel á ele de qualquer jeito), por exemplo, pedindo que fosse chamado de “amo”, e Crusoé nunca chegou a perguntar o nome real de Sexta-feira (mesmo quando ele já havia aprendido o Inglês).

Robinson também o reeducou, para que falasse sua língua e agisse de maneira “civilizada”, e se convertesse para o cristianismo, além disso, que deixasse de ser canibal, e, para isso, Sexta-feira teve que deixar de lado uma parte de sua cultura.

Imagem de Sexta-feira:

Concluímos que a imagem de Sexta-feira é estereotipada, porque é a imagem que os exploradores europeus tinham dos índios, e, provavelmente, um nativo não aceitaria as coisas impostas por Crusoé, como fez Sexta-feira.

Relação com o filme “O Náufrago”:

Percebemos várias semelhanças entre o filme e o livro. Uma delas é entre Sexta-feira e o “Wilson”. A bola foi usada para representar um companheiro “nativo”, porque colocar um índio no enredo ficaria uma coisa “deslocada” e não é tão coerente com nossa época, ainda mais um índio tão estereotipado como o do livro.

Outra semelhança é que os dobrões serviram para Crusoé como os pacotes intactos serviram para o Náufrago: um motivo para voltar à civilização.

Ambos, só por terem ficado na ilha, perderam pessoas que amavam, ou por terem morrido ou por terem continuado suas vidas. Eles tiveram que reconstruir tudo após suas voltas.

Por fim, fizemos uma lista de vantagens e desvantagens de ser Robinson Crusoé e ser o Náufrago:

Vantagens: Desvantagens:

Crusoé

1 - Comida e água 1 – Sem meios de comunicação

2 - Lugares para plantar 2 – Ameaça dos índios

3 – Sexta-feira 3 - Doenças

4 – Moradia

5 – Armas

6 - Pólvora

Náufrago

1 – Lanterna 1 – Sem água doce

2 – Pacotes FedEx 2 – Pouca comida e cardápio limitado

3 – Conseguia fazer cálculos 3 – Sem companhia humana

4 - Wilson


Apesar de Crusoé ter mais vantagens, então, por que ele demorou muito mais para deixar a ilha? Bem, pelo mesmo motivo que ele tinha armas, roupas, dobrões, ferramentas, etc. A tecnologia. Naquela época, como as viagens eram longas, era comum levar tantas coisas, mas, agora, se levam poucas coisas num avião de carga, porque as viagens são muito mais curtas. Nos dias de hoje, as embarcações passam por mais lugares do que na época de Crusoé, porque se conhece o mar muito melhor, então, é improvável que existam ilhas tão afastadas, a ponto de um sobrevivente levar mais de vinte anos para ser encontrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário