domingo, 10 de abril de 2011

Pesquisa em dupla

Revolta da Chibata

Local: Na cidade do Rio de Janeiro.

Época: No início do século XX (22 de novembro de 1910)

Causas: O estopim da revolta ocorreu quando o marinheiro Marcelino Rodrigues foi castigado com 250 chibatadas, por ter ferido um colega da Marinha, dentro do encouraçado Minas Gerais. O navio de guerra estava indo para o Rio de Janeiro e a punição, que ocorreu na presença dos outros marinheiros, desencadeou a revolta.


O motim se agravou e os revoltosos chegaram a matar o comandante do navio e mais três oficiais. Já na Baia da Guanabara, os revoltosos conseguiram o apoio dos marinheiros do encouraçado São Paulo. O clima ficou tenso e perigoso.

Objetivos: Fim dos castigos físicos, melhorias na alimentação e anistia para todos que participaram da revolta.

Reação do governo: As reinvidicações dos marinheiros foram aprovadas, e alem disso, nenhum deles seria preso, o que fez com que eles se entregassem para as autoridades. Os castigos corporais chagaram ao fim...Mas, os lideres da revolta foram presos, com a precariedade das prisões, muitos morreram, João Candido sobreviveu e foi absolvido em um julgamento que aconteceu em 1912.

Curiosidades: Depois de sair da prisão em 1912, João Candido ficou conhecido como Almirante Negro, de logo depois faleceu em 1969.








Nenhum comentário:

Postar um comentário